17 abril, 2008

A Revolução Islâmica - Prólogo

A Revolução Islâmica de 1979

O recrudescimento das relações Irão-Ocidente, e o ressurgimento do mundo muçulmano nas relações internacionais na última metade do século XX


(http://www.mehrnews.ir)

Trabalho realizado por:

Joana Gonçalves

Milene Batista

ofia Alves

Sofia Silva

Tiago Maurício


Para o Ocidente, o Irão encontra-se como que envolto numa aura de exotismo, misticismo e desconhecimento. Mais próximo de um ideal de inimigo do que amigo ou aliado, a História milenar do seu povo tem ocupado alguns dos capítulos fundamentais da Humanidade, por vezes em directa oposição às nossas raízes históricas e culturais no Velho Continente. Objecto de fascínio ou temeridade, o que é certo é que dificilmente poderemos ficar indiferentes a uma imagem real ou imaginada no mundo persa, não só do passado como do presente.

Como um dos primeiros grandes impérios, a Pérsia conseguiu expandir o seu poder e influência ao longo de toda a bacia médio orientista em direcção ao Mediterrâneo e Europa, adquirindo proporções que ultrapassaram largamente a dos seus antecessores egípcios, assírios e babilónicos. Desde então, a identidade e cultura persa têm testemunhado períodos de grandes oscilações no seu protagonismo nas relações internacionais regionais e mundiais, ora sofrendo a erosão dos tempos e o avanço de outros impérios, como renascendo de uma inacção para alterar o equilíbrio de forças a seu favor, como se de uma Fénix se tratasse. Contudo, e independentemente de qualquer apreciação valorativa que possamos indicar à Pérsia, ela constituiu inexoravelmente um dos poucos elementos de maior permanência na sociedade internacional.

Não obstante o seu peso histórico, é no século XX que vamos encontrar um novo ressurgimento da Pérsia nas relações internacionais, não só devido à sua enorme relevância em termos energéticos, sobretudo petróleo, como também nos espectros geoestratégicos e geopolíticos das grandes potências, e elemento fundamental para a estabilidade na região. Com efeito, a sua conturbada história recente é objecto de cuidada análise no presente documento, no qual pretendemos averiguar não só os contextos histórico e social que resultaram, em última instância, na Revolução Islâmica de 1979, como ainda toda a relevância da evolução desses acontecimentos sob um ponto de vista internacional mais abrangente, incluindo factores tão diversos como a religião, organização política, participação na sociedade internacional, geoeconomia, entre outros. Não só pelo papel desempenhado pelo regime do Shah na modernização e aproximação do Irão ao Ocidente num contexto de Guerra-Fria e gradual hostilização do Médio Oriente a qualquer intervenção externa, como pelas consequências resultantes do sucesso da revolução shiita no mundo muçulmano e para além dele. De acordo com vários analistas e académicos, o ano de 1979 é crucial para o correcto entendimento da importância do Islão no mundo contemporâneo, assim como pelo ressurgimento de movimentos subversivos de inspiração religiosa e fomentados por economias inflacionadas com os galopantes preços de petróleo.

Neste âmbito, analisaremos quais os eventos de maior relevo que constituíram o movimento designado de Revolução Islâmica, os seus principais intervenientes e interacções no campo político, religioso, económico e social, assim como extrapolaremos a realidade interna para uma balança de poderes regional na qual se encontram inseridos países de igual sensibilidade para os interesses do mundo Ocidental – Iraque, Arábia Saudita, Afeganistão, Paquistão e Turquia –, alguns dos vários vizinhos fronteiriços de Teerão. Ademais, o actual protagonismo adquirido pelo seu Presidente Ahmadinejad e programa nuclear, além da incontornável Guerra contra o Terrorismo, exigem um estudo detalhado da Revolução que trouxe ao mundo muçulmano uma nova esperança.

Para concluir, o presente trabalho e a apresentação oral que se seguirá, a respeito do conteúdo programático da disciplina de Estratégia e Relações de Poder da licenciatura de Relações Internacionais, 3º ano, do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, cobrirá não só a escalada de tensões e conflitos antecedentes à revolução propriamente dita, como igualmente a sua repercussão num plano macro político.



  • Prólogo

  • Introdução

  • O Irão da Pérsia aos Safávidas

  • O Islão na Pérsia

  • O Irão dos Safávidas ao Pahlavis

  • O Jogo do Petróleo

  • O Início da Relação Irão-Ocidente

  • O Irão na II Guerra Mundial

  • O Irão na Guerra-Fria

  • O Projecto Reformista do Shah

  • Um Desagrado Crescente

  • As Manifestações de Janeiro, 1978

  • O Incêndio de Abadan

  • A Sexta-feira Negra

  • Os Últimos Dias do Trono do Pavão

  • O Período Pós-Revolucionário

  • Conclusão e Bibliografia
  • 1 comentário:

    Talita Militão disse...

    Olá Joana Goistei dos assuntos que você postou.
    Estou fazendo uma pesquisa sobre A Conjuntura atual do Islã. Seria possível você me enviar este material como pdf para eu ler e estudar melhor.
    Sou Talita Militão
    talitamilitao@yahoo.com.br
    obrigada espero sua resposta.