21 fevereiro, 2008

Bloco Caspiano, Azerbaijão

Este país localizado no Cáucaso na fronteira entre a Europa e a Ásia conta com uma população de 7 milhões sendo que, destes, 49% vivem abaixo do limiar da pobreza. A taxa de desemprego ronda os 12%, a inflação os 8% e a sua taxa de crescimento anual do PIB são de 34,5%.
O conflito que este possui com a Arménia desde 1988 a propósito da região de Negorno-Karabakn, um enclave povoado por arménios que foi incluído pelo Azerbaijão soviético, tem vindo a afectar as economias de ambos os lados dada a incapacidade dos sucessivos governos em realizar qualquer tipo de progresso substancial no sentido da resolução do conflito e igualmente devido aos bloqueios económicos mútuos.


Este país possui, à semelhança dos anteriores Estados citados, grandes reservas de petróleo (atingindo uma produção média de 477 00 barris por dia) e um grande potencial agrícola, cooperando inclusivamente com o Fundo Monetário Internacional (FMI), através do qual tem conseguido com relativo êxito realizar o seu programa económico de estabilização.
Como acabo de referir, o Azerbaijão tem um grande potencial agrícola (especialmente na produção de algodão, arroz, frutos, chá, e tabaco), facto esse provado pelos 41% da mão-de-obra nacional que opera neste sector. No entanto, a grande percentagem da população trabalha no sector industrial 51%.


As principais industriam são como é óbvio a petrolífera, a do gás, química e petroquímica, siderurgia (ferro e aço), têxtil, e de cimento. As principais exportações têm como destino dois dos países aqui neste trabalho implicados, a Rússia (6,6%) e o Turquemenistão (6.3%), são também estes dois estados dos principais parceiros ao nível de importações realizadas pelo Azerbaijão, a Rússia corresponde a 17% e o Turquemenistão 5,8%.
Quero aqui salientar que a religião maioritariamente professada no Azerbaijão é a muçulmana, em especial a sua corrente mais radical, o xiismo, que cresceu exponencialmente após a Revolução Islâmica no vizinho Irão em 1979. Com este dado curioso quero apenas chamar a atenção para a importância da religião na possível constituição deste bloco regional, é que tanto o Cazaquistão como o Turquemenistão e, como é óbvio, o Irão são países muçulmanos. Relativamente à Rússia esta, apesar de ortodoxa, possui vastas franjas de populações muçulmanas situadas maioritariamente no Sul do país, onde a permeabilidade das fronteiras possibilita um diálogo bem visível entre comunidades islâmicas vizinhas.

Sem comentários: