21 fevereiro, 2008

Bloco Caspiano, Breve Caracterização Histórica

Do ponto de vista económico o Mar Cáspio detém um grande potencial. Constitui o maior lago da terra em área e volume, mais precisamente 371000km2, fazendo a transição entre o continente europeu e o asiático. Para além do excelente caviar que é exportado para todos os cantos do mundo, especialmente o iraniano, este mar é extremamente rico em petróleo e gás natural como já referi, constituindo estes dois importantes recursos energéticos a mais valia para os cinco países que banham este mar. Aliás, é exactamente devido à grande importância energética que este mar representa que Ahmadinejad proferiu tais afirmações, declarando publicamente o que já vinha sendo analisado por vários investigadores e teóricos das escolas económicas e políticas mundiais. Em termos históricos, foi sempre o mare nostrum da Rússia. De facto, até ao final da Guerra-Fria este sempre fora dominado pela URSS, pois os actuais Estados do Azerbeijão, Cazaquistão e Turquemenistão eram três das quinze repúblicas soviéticas.

O Irão, um actor marcadamente menor e pró-ocidental até à sua Revolução Islâmica de 1979, pouco ou nenhum interesse projectou no Cáspio. Antes da II Guerra Mundial, não possuía sequer uma indústria petrolífera autónoma, estando dependente da presença da Grã-Bretanha e seu sector económico privado. A Anglo-Iranian Oil Company, fundada em 1908 sob o nome de Anglo-Persian Oil Company foi, a título de curiosidade, a primeira empresa petrolífera a desenvolver as suas actividades de extracção, produção e exportação em todo o Médio Oriente. As reservas que hoje constituem a segunda maior economia de toda a OPEP eram integradas num sistema económico alargado de produção de petróleo que estava nas mãos das grandes empresas multinacionais ocidentais, como era o caso das contemporâneas British Petroleum, Exxon Mobil, Shell, entre outras. Neste âmbito foi criada a Organização de Países Produtores de Petróleo em 1961, com vista exactamente a reduzir essa influência externa no mercado do petróleo e derivados.

Por outro lado, a influência russa na região é tendencialmente hegemónica. O diálogo estabelecia-se, portanto, entre estes dois actores, a URSS/Rússia, e a Pérsia/Irão.

Este espaço constitui uma de cinco regiões altamente ricas em reservas petrolíferas, sendo que as restantes são o Médio Oriente, Mar do Norte, Árctico, Mar das Caraíbas. Não admira pois que sobre ela recaíam atenções internacionais redobradas.

Sem comentários: