02 fevereiro, 2008

Olhar sobre o Mundo Islâmico Contemporâneo - Tradicionalistas

Tradicionalistas

Muito embora sejam, por vezes, apelidados de fundamentalistas em virtude de também eles rejeitarem o Ocidente, ou melhor, algumas práticas ocidentais, são tradicionalistas todos aqueles que conduzem as suas vidas em consonância com a shari´a (a lei islâmica) e se mantêm alheios da vida política, defendendo a pureza do Islão e o respeito pelas tradições regionais - o Islão popular.


Algumas Personalidades Proeminentes
Qayam-ud-Din Muhammad Abdul Bari (1878 – 1926)


Este indiano teve uma educação islâmica de índole tradicionalista, o que se viria a espelhar no seu futuro. É considerado como um dos grandes responsáveis pelo revivalismo islâmico do primeiro cartel do século XX, e uma das personalidades mais importantes no seio dos muçulmanos tradicionalistas.


No início do século passado, Abdul Bari tornou-se presidente da Majlis-i-Mu`yad al-Islam (Associação para o Reforço do Islão) cujo principal objectivo consistia na ajuda ao Império Otomano no combate à ingerência Czarista russa.
Em 1913 ajudou a organizar a maior Conferência Islâmica em Lucknow, cujas principais directrizes focavam a procura de soluções para a protecção dos Santuários Sagrados de Meca e de Medina, assim como a defesa do Império Otomano do colonialismo europeu.


Em 1918, ajudou na criação de um movimento de protesto contra os interesses britânicos de desmantelamento do Império Otomano, o chamado Movimento Khilafat.
Em 1924, fundou ainda uma outra organização Pan-Islâmica, os Guardiões dos Santuários Sagrados do Islão, ao mesmo tempo que liderou manifestações contra a conquista pelos Wahhabitas de Meca e Medina.
Com toda esta longa actividade na defesa do Islão, influenciou muitos outros que, à sua semelhança, foram acérrimos tradicionalistas islâmicos.

Sem comentários: